Fechando para balanço
Terminou mais um ano, e parece que começo ontem! 2010 já chegou, 2009 já é só saudades; para muitos nem tanto! Enfim, para quem o ano foi bom ou ruim, o próximo sempre gera expectativas. Mas há alguma forma de garantir que 2010 seja melhor que 2009?
Todo futuro pertence a Deus! Ele pode antever e dar garantias. Contudo, nós, à semelhança do agricultor, podemos plantar a semente . podemos começar fazendo algo que os administradores de empresas fazem em determinado período do ano. O Balanço.
É uma espécie de avaliação de tudo o que a organização fez, deixou de fazer; gastou deixou de gastar; projetou, cumpriu, deixou de cumprir; estabeleceu como meta, alcanço, não alcançou. Por quê?
Enfim, o balanço é uma autocrítica com finalidade de não repetir erros, otimizar acertos, corrigir trajetórias e se manter no mercado. Quem não faz isto corre o risco de desaparecer, falir.
Você já fez seu balanço pessoal de 2009? Esta é uma boa oportunidade!
Repense relacionamentos: com a família, com a igreja, com os amigos, vizinhos. Houve rusgas? Não é importante de quem foi aculpa... Poderia ter sido evitado? Claro! Como? Pense!
Repense temperamentos: quantas vezes explodiu fácil? Foi franco, porém sem misericórdia? Calou-se quando deveria falar? Esbravejou quando deveria calar? Magoou... foi melindroso?
Repense comportamentos: Não costuma planejar antes de agir? Até uma faxina doméstica carece de planejamento. Foi impetuoso, cauteloso de demais, imprudente, lento, vacilante, inflexível?
Repense investimentos: como usou o tempo? Dinheiro? Dons, talentos, oportunidades?
Você é capaz de avaliar tudo isto, verificar o que foi bom, o que foi ruim? Como melhorar? Não há nada ruim que não possa ser mudado, nem nada tão bom que não possa ser melhorado! Se é capaz de enxergar, se auto-avaliar, e tem força interior para provocar mudanças, isto é uma excelente semente! O resto é com o nosso Deus. Feliz, muito feliz 2010!
Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário