
Há muitos anos atrás olhei pra Ele. Olhei pra Ele depois de já ter olhado pra quase tudo. Parece que é próprio do ser humano olhar pra Jesus como o último recurso.
Olhar significa depender de alguém; esperar por alguém, considerar o que esse alguém fez e faz. Seguimos a vida olhando por outras perspectivas, em busca de nossas expectativas. Olhamos para nossos mecanismos de lutas e vitórias; olhamos para o conhecimento já adquirido pela ciência e filosofia; olhamos para o despertamento social no capitalismo; olhamos para a ressuscitação da ética na política; olhamos para novas leis democráticas; olha-se para a "religião perfeita"; olha-se para o cristo, mas, o cristo da Cidade Maravilhosa, que, embora receptivo, permanece passivo diante da violência.
Seguimos olhando para tantas possibilidades, até que nos descobrimos com o olhar perdido, sem querer mais nada olhar. Não porque não se tenha mais ao que olhar; mas porque depois de tanta desventura desistimos de olhar com esperança para qualquer outra oportunidade.
Aqui surge Jesus, dizendo: Olhe pra mim! Quando olhamos pra Jesus e somos atingidos pelos resultados desse olhar, nos maravilhamos e perguntamos por que não o vimos antes. Ele estava lá o tempo todo. Não o enxergamos porque outras estruturas têm prioridades no nosso campo de visão. Enquanto Ele não for o desejado de nossas almas não o veremos. Enquanto nossos anseios forem lançados sobre as instituições humanas, estaremos atentos a elas.
É tão simples olhar pra Jesus. Talvez por esta simplicidade o ser o ignore. Preferimos a complexidade, as teorias bem elaboradas. Também gostamos de estar a frente do processo; queremos o controle da situação. Olhar pra Jesus é mais que um simples visualizar. É esperar por Ele, pelo movimento de suas mãos, que Ele venha quando quiser; atitude que desafia o orgulho de toda religião humana. Olhar pra Jesus é apropriar-se de tudo o que Ele fez, sem precisar desfazer-se de um centavo sequer, sem derramar uma gota de sangue ou suor, quando muito, duas lagrimazinhas de gratidão.
Olhar pra Jesus não é apenas abraçar uma nova religião, não é meramente viver numa atitude devocional, como se ele se interessasse apenas por nossas boas obras, orações ou rezas. Olhar pra Jesus é entregar todo o ser, toda a vida; pra que Ele seja o guia, mestre, senhor, amigo, nas escolhas cotidianas mais simples ou complexas, deixá-lo partilhar das alegrias e tristezas.
Jamais alguém que olhou pra Jesus, da forma como se deve olhar, foi decepcionado. Sempre Ele resplandeceu o seu rosto, ou seja, mostrou-se favorável. O que é olhar da forma certa? Olhar firmemente! Focalizar toda a atenção n’Ele. Há outros propósitos a se buscar no mundo? Sim! Mas nenhum deve tapar nossa visão de Cristo.
Olhar pra Jesus é ser salvo
Olhar pra Jesus é ser livre
Os contemporâneos de Jesus o viram ao vivo e em cores. Seus irmãos de sangue o viram apenas como o irmão mais velho; seus amigos e vizinhos o viam como o carpinteiro filho de José; as comunidades o viam como profeta, excêntrico; os líderes religiosos o viram como um perigo para sua religião; por fim, Pilatos o viu como um réu
E o mundo o viu como mártir.
Outros o viram de forma diferente. Maria, sua mãe, o viu como seu Salvador; seus discípulos o viram como o Filho do Deus Vivo; João Batista o viu como o Cordeiro de Deus que cancela o pecado do mundo; Bartimeu o viu como herdeiro real do trono de Davi; A prostituta na casa de Simão o viu como seu libertador; e o ladrão do lado direito da cruz o viu como a última oportunidade em vida.
E você? Como tem olhado para Ele? Já parou pra pensar nas possibilidades resultantes desse olhar?
O modo como você olhar para Jesus hoje vai fazer uma grande diferença na eternidade.
Preste atenção n’Ele, ouça o que diz, ignore por um momento religião, ciência e filosofias, isto terá lugar depois, que tal antes de tudo OLHAR FIRMEMENTE PRA JESUS?
Graça e Paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário