Isaías 54:10 “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você.”

Nova Tradução na Linguagem de Hoje

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Aprenda a descansar


“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mateus 11:28-30
Há uma verdade inquestionável: As pessoas estão cansadas. Mesmo aquelas que ainda demonstram algum vigor (são “duronas”), em alguns momentos se perceberão cansadas. Há diversos fatores que provocam este cansaço:
Acúmulo de aflições e necessidades cotidianas. Aqui entram os dramas familiares (traições, divórcios, conflitos, perdas, vícios); os problemas financeiros (dívidas, desemprego); as complicações psicológicas (medo, depressão); os acometimentos físicos e biológicos (enfermidades, acidentes, tragédias).
Jugo imposto pelas regras humanas. Todo conjunto de regras, seja o regulamento da empresa onde se trabalha, da escola onde se estuda, sejam normas familiares, seja a cultura de um grupo social, os dogmas da religião; enfim, os limites fixados podem exercer pressão em algum momento.
Sobrecarga dos pecados e culpas. Aqui se entra na seara espiritual do ser humano. Trata-se de questões intimas da alma e interferem na paz interior, na certeza do futuro, na relação com Deus e com o próximo. É o fator mais complexo e o ser humano nem sempre se dá conta.
Cada ser humano tem seu limite de peso e responde de forma exclusiva ao excesso; somos como um guindaste; levantamos o peso apropriado a nossa estrutura psicológica, quando a vida nos lança peso extra reagimos. Contudo há respostas inadequadas ao sobrepeso. Alguns preferem ignorar, outros “lançam tudo pra cima”, outros, por fim, dão um fim a si mesmo.
Em cada uma destas esferas, Jesus deseja “intrometer-se” e oferecer a troca do jugo... Mas o poço mais profundo, de onde ninguém sai sozinho é o do pecado e da culpa. De certa forma, todo mal que acomete os humanos tem origem direta ou indireta no pecado.
Não estou afirmando que tudo que uma pessoa sofre é por conta de algum pecado que tenha cometido (diretamente), mas que é resultado da condição de pecadores (indiretamente). Mas, arrisco dizer que o pecado e a culpa constituem o fardo mais pesado. Jesus se oferece, principalmente, para nos aliviar deste peso.
Em relação aos outros fatores (físicos, sociais) Jesus não está prometendo uma vida sem problemas, mas compromete-se a ajudar a levar o fardo (“tudo posso em quem me fortalece”). Quanto ao pecado e a culpa, Ele promete perdão, livramento, alivio. Uma pessoa livre destes dois elementos vai encarar com ânimo as outras tribulações da vida.
“Tomem sobre vocês o meu jugo”... Recebam minha direção, deixem-se ser conduzidos por mim (Salmo 23). “Achareis descanso”. Veja bem, Jesus promete descanso, alivio... Ele não diz: “venha a mim e tenha um ataque de nervos”, “Um infarto”.
“Aprendam de mim...” Jesus convida a que se reaprenda a viver... Aprender a caminhar; aprender a escolher; a decidir; aprender a projetar a vida.
Infelizmente grande parte da humanidade seguirá sem este sossego... Alguns poucos encontrarão descanso depois de muito “quebrar a cara”, à semelhança do filho pródigo. Mas Jesus continua insistindo!
Aí eu me lembro daquela adolescente rebelde, que nunca quis ouvir conselho, mas seguiu obstinada no “rumo das ventas”... Envolveu-se aventureiramente e engravidou, agora está sobrecarregada; não somente com as funções maternas, mas com o peso do remorso, da consciência culpada... Ainda está valendo o convite... Venha a Jesus, Ele é manso e humilde de coração. Você não vai encontrá-lo com a cara de pai brabo, Ele vai recebê-la sem lançar nada em rosto!
Lembro-me do jovem sem juízo, por curiosidade experimentou as drogas; viciou-se! Está tão dependente que não vislumbra mais ficar livre delas. Está sendo chupado pela química, sugado para o inferno... Está cansado? Está de pé o convite... O Pai está de pé na esquina, esperando para abraçar e amparar teu corpo franzino.
O marido ultimamente infiel, tem gasto sua renda nas suas aventuras, em prejuízo do sustento e do amor aos filhinhos. Sua esposa, um dia tirada da casa de seus pais por um rapaz atencioso, agora amarga a falta de carinho. Tornou-se homem duro de coração por causa do prazer... vai perder o amor dos filhos, a esposa vai cansar-se de esperar, vai descobrir-se solitário e cair em si... Quando o coração tornar-se novamente sensível será esmagado pela culpa... O convite vai estar valendo!
A esposa que sempre foi honesta, mas que agora sente que quer viver uma grande aventura. Sempre vigiou por sua honestidade, mas por circunstancias diretas ou indiretas sujou sua boa fama, e ora vive o drama de estar na boca do povo, perdeu o respeito dos filhos, o apoio dos amigos. Jesus jamais amontoará pedras sobre você, na verdade quer tirar o peso das suas culpas. Venha a ele!
O religioso que sempre se submeteu aos princípios da sua religião. É devoto, mas não tem paz... Reivindica filiação com Deus, mas não tem convicção da herança... Faz tudo que está prescrito nos dogmas, mas morre de medo do inferno... É um assíduo freqüentador do templo, mas entende pouco ou nada de Jesus e sua obra... É sincero, boa pessoa, mas está atormentado pela incerteza, assaltado pela duvida, espremido até o ultimo centavo pelas penitencias que lhes são prescritas... Luta, defende sua religião, mas não se sente salvo, acolhido no reino... O convite é pra você também!
Há uma música dos Titãs que inicia assim: “Quem espera que a vida seja feita de ilusão, pode até ficar maluco ou morrer na solidão. É preciso ter cuidado pra mais tarde não sofrer, é preciso saber viver”. Este exemplos que citei são de pessoas que ainda não aprenderam a viver... precisam aprender com Cristo.
Eu poderia citar muitos outros exemplos, mas a síntese de tudo isto é que qualquer pessoa, qualquer que seja seu drama pessoal, pode encontrar descanso em Jesus. A parábola do filho pródigo é a saga da humanidade perdida e cansada... Se você percebeu que está sobrevivendo com migalhas e reconhece que falhou ao fugir da casa do Pai, então não demore... Corra no rumo da volta. O Pai te espera na esquina, sem rancor, sem cara de brabo; manso e humilde de coração, simplesmente vai dizer que há muito te esperava, e que agora você pode descansar.

2 comentários: