Isaías 54:10 “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você.”

Nova Tradução na Linguagem de Hoje

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sou o que penso

A perversidade não é concretizada apenas em atos visíveis. Ela é bem mais real na “Sala de Projetos” da alma. São os pensamentos que geram sentimentos; pensamentos e sentimentos dizem mais sobre mim do que minhas próprias atitudes. O fato de “ninguém” saber ou perceber as arquitetações do meu espírito me torna mais perigoso, pois posso acariciar meu inimigo enquanto me preparo para inocular meu veneno.

A Bíblia é pródiga em referências sobre pensamentos, imaginações, maquinações do coração, Ela por exemplo diz que “eu sou aquilo que me imagino em minha alma” – Provérbios 23:7a. Paulo chega a exortar que se policie o pensamento, melhor, se deve selecionar o que pensar: "...tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai." – Filipenses 4:8.

Vale lembrar que Deus não trata comigo apenas no universo perceptível, o Salmo 139 diz que Ele “conhece de longe os meus pensamentos”, e um dia irá julgar os segredos do coração – Romanos 2:16 diz, “No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho”.

Em Mateus 5:21-28, Jesus iguala os pecados executados e os pensados. Na realidade o Mestre está deixando claro que as execuções são já resultantes das maquinações do coração perverso. E é lá, na origem, que ele (o pecado, seja qual for) afeta ao primeiro ser moral, Deus. Quando ele sai da escuridão da minha mente e o torno visível, afetando meu semelhante, ele apenas vai se tornar perceptível e feio a quem ainda não o havia percebido. Desta forma afeto a Deus duas vezes, quando o maquinei e quando o realizei.

Quando fico acariciando minhas conspirações no conforto da minha mente, sou semelhante aos homens-bomba. Sou um perigo a qualquer instante e quase ninguém sabe. Deus sabe!

3 comentários:

  1. Cuidado com seus pensamentos,eles se transformam em palavras;
    Cuidado com suas palavras,elas se transformam em ações;
    Cuidado com suas ações,elas se transformam em hábitos;
    Cuidado com seus hábitos,eles moldam o seu caráter;
    Cuidado com seu caráter,ele controla o sua Vida...

    Se a gente ñ tomar cuidado!!!!Muito boa essa palavra porq a gente se preocupa tanto com o pecado se já poderia tê-lo cortado as raizes dele no pensamento...

    ResponderExcluir
  2. Nossos pensamentos é o reflexo do que somos ou Somos o reflexo daquilo que pensamos.??!!!!

    ResponderExcluir