Isaías 54:10 “As montanhas podem desaparecer, os montes podem se desfazer, mas o meu amor por você não acabará nunca, e a minha aliança de paz com você nunca será quebrada. É isso o que diz o SENHOR, que tem amor por você.”

Nova Tradução na Linguagem de Hoje

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mantenha sua casa em ordem

Já em outra postagem falamos de casas vazias (1), nesta quero falar dos resultados de uma casa habitada. Veremos a diferença entre uma vida em busca de razões para seguir a sua existência e outra carregada de propósitos.

Amados, o Espírito que habita em nós nos tem selado santificado e capacitado para toda boa obra.
Contudo, é comum ao ser humano acomodar-se conforme os dias se vão passando. Embora saibamos que o Espírito Santo foi o grande responsável por grande parte das mudanças em nós, não devemos nos esquecer que há a nossa parte a ser feita dia após dia.
Talvez você seja tentado a pensar que nada mais lhe resta a fazer. Não. Há mais talentos a conquistar, há frutos do Espírito a buscar há uma carreira a correr, um combate a combater, uma fé a se guardar.
Isto equivale a cuidar de nossa casa. Mantê-la bem limpa e habitável. Há uma colaboração mútua entre nós e Deus. O Senhor faz a maior parte do trabalho, mas não nos isenta de fazer o nosso. O ato de consagrar-se é uma atitude pessoal, voluntária, deve partir de nós.

A oração, a meditação ativa, a leitura bíblica, o testemunho, a confissão instantânea, são atitudes que, se forem deixadas de lado, equivalem a não zelar pela casa de Deus. Vícios, ociosidade, leviandade no falar, maus pensamentos, são marcas nas paredes do templo. O mau testemunho é como a fachada que caiu o reboco; a infidelidade é como o piso irregular, não é confiável.
Há que se ter cuidado! O nosso inimigo está doido pra lançar pedras no nosso telhado, pixar nossa honra, pisotear o nosso jardim.  
Embora nosso coração seja do Senhor, devemos a cada dia reafirmar isso, através de nossos atos.

Cristo está em nós com o propósito de nos aperfeiçoar, portanto devemos abrir espaço pra que Ele nos reforme diariamente. João nos fala que Deus “permanece” em nós. Sabe, isto é tão bom de saber. Isto equivale a ter um hóspede desejável em nossa casa. Acredito que a melhor decisão que podemos tomar é abrir, escancarar, principalmente os porões escuros de nossa alma. Já que Deus mora conosco, deixemo-lo sondar, escrutinar cada detalhe, participar das decisões de reforma e até de demolição do que não está bom no ser. Não tenha medo. Deus pode começar já a derrubar alguns “cômodos” do teu coração, em alguns momentos a estrutura pode tremer; contudo, saiba que o alicerce está firme. Seu alicerce é Cristo. Com Ele não há risco da sua casa ser condenada.
                                                                                
Referências:
I Coríntios 3:16. Não sabeis vós que são santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?
I Coríntios 6:19. Ou não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, Que habita em vós, os quais possuem da parte de Deus, e que não são de vós mesmos?
I Pedro 2:5. Vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para ser sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
João 17:23. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
Efésios 3:17-19. Que Cristo habite pela fé nos vossos corações, a fim de que, estando arraigados e fundados em amor, possais compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios até a inteira plenitude de Deus.
I João 3:24. Quem guarda seus mandamentos, em Deus permanece e Deus nele. E nisto conhecemos que Ele permanece em nós: pelo Espírito que nos tem dado.
Romanos 6:4... Assim andemos nós também em novidade de vida.




2 comentários:

  1. SABER não é VIVER... e isso faz toda diferença... temos q FAZER nossa parte, decidirmos por Deus e pra Deus, VIVER diariamente cuidando da casa, pois se ela suja todo dia então todo dia tem q ser limpa...

    ResponderExcluir